Turismo na Ásia - o que fazer e o que não fazer

  • Wednesday, Jul 13, 2022

Escolher a Ásia como seu destino de viagem para aproveitar as férias pode resultar em diversas experiências inesquecíveis para sua memória. Lugres encantadores e novos amigos, como os elefantes, vão estar nessa lista – com certeza.

Entretanto, para conhecer países tão diferentes culturalmente, devemos saber o que podemos ou não fazer quando estivermos por lá. Preparado para embarcar? Continue com a gente aqui, no ATF!

turismo na ásia o que fazer e o que não fazer

Prós culturais na Ásia: noções básicas de etiqueta

De modo geral, as regras a seguir se aplicam para todo o continente asiático. São elas:

  • Você deve experimentar um pouco de todos os alimentos que as outras pessoas oferecerem a você: em casos de restrições alimentares, por algum motivo específico, saiba explicar no idioma local.
  • Se você for visitar a casa de alguém, leve um pequeno presente: é um ato de gratidão e educação com a pessoa que está recebendo você.
  • Ao visitar templos ou mesquitas, você deve cobrir a cabeça: é um ato de respeito à religião e às pessoas que ali estão.

Contras culturais na Ásia: noções básicas de etiqueta

Você sabe o que não deve fazer quando estiver visitando um país asiático? Então, preste atenção às dicas abaixo:

  • Não perca a calma: principalmente no Vietnã no Camboja. Além disso, na Malásia, as duas mãos no bolso podem transmitir a mensagem que você está com raiva, por mais que não esteja.
  • Você não deve usar os seus sapatos externos dentro de casa e nem dentro das têmporas: sapatos que foram utilizados na rua são sujos e trazem energias ruins para dentro de casa.
  • Não cruze as pernas e nem deixe a planta dos pés direcionada para as outras pessoas: tente manter os dois pés no chão.
  • Não coloque travesseiros para apoiar a cabeça ou os pés enquanto estiver sentado: não é de bom tom fazer isso em países asiáticos.
  • Não toque no cabelo, na cabeça ou bochecha de outra pessoa: nas mulheres, você não deve encostar em nenhuma parte do corpo.
  • Não aponte em direção as outras pessoas: além de ser rude, é considerado falta de respeito
  • Não espirre, tussa ou assoe o nariz enquanto estiver sentado à mesa de jantar: é falta de educação e anti-higiênico.
  • Não abrace ou beije seu parceiro (a) enquanto estiver em público: taxada como falta de respeito, principalmente no Vietnã, na Indonésia e na Malásia.
  • Você não deve se sentar mais alto do que seu anfitrião: é um sinal de que você entende a hierarquia e a educação necessárias do local.

Kuai-tzu ou hashi: conheça os pauzinhos da alimentação asiática

Na maioria das vezes, os restaurantes na Ásia vão oferecer os pauzinhos – chamados de kuai-tzu ou hashi – no lugar de garfos e facas. Por isso, é importante que você treine em como usá-los apropriadamente.

Por isso, conheça algumas das regras básicas a etiqueta dos chopsticks:

  • Não coloque os chopsticks verticalmente no arroz: grande parte da população enxerga tal ação como má sorte porque se assemelha bastante aos incensos que os budistas oferecem aos mortos.
  • Não cruze os pauzinhos ao colocá-los em descanso: apenas o faça quando finalizar completamente a refeição.
  • Não os use para apontar: é completamente deselegante e ofensivo.
  • Não os use como espetos: os chopsticks foram feitos para levar o alimento até a boca com gentileza, e não para os espetar na comida.
  • Não lamba os seus chopsticks: falta de educação, os asiáticos não enxergam bem essa atitude.

Lembre-se de não desistir de usar os seus chopsticks no meio da refeição e apelar pelas suas mãos. Além disso, confira as regras conforme o país que deseja conhecer – algumas regras podem variar de um lugar para outro.

Tour pelos países asiáticos: conheça algumas características exclusivas de cada lugar

Vamos conhecer um pouco mais de cada país da Ásia? A seguir, separamos alguns hábitos de diferentes países asiáticos para você conhecer um pouco mais sobre essa cultura.

Como devo cumprimentar as pessoas na Índia?

Se você está planejando ir conhecer a Índica, saiba que lá as pessoas não têm o hábito de apertar as mãos. Devido a prática do hinduísmo – a principal religião indiana –, você deve cumprimentar outra pessoa falando “namastê”. Ao mesmo tempo, pressione as palmas das mãos e incline-se ligeiramente para frente com a cabeça – demonstrando respeito ao próximo.

Na China, não limpe o seu prato para demonstrar satisfação

Se você quer mostrar que a hospitalidade dos seus anfitriões chineses foi adequada, deixe um pouco de comida no seu prato ao finalizar a sua refeição.

Você deve aceitar água no Laos

Mesmo que não esteja com sede, caso oferecerem água a você no Laos, você deve aceitar.

No Vietnã, você deve usar as duas mãos

Se você for pagar algo no Vietnã, use sempre as duas mãos na hora de entregar o dinheiro. Além disso, nunca passe nenhum item em cima da cabeça de outra pessoa. Você também deve cobrir as suas tatuagens em determinados lugares e nunca deve apressar as pessoas.

Respeito sempre em primeiro lugar na Coreia

Os mais velhos são muito respeitados na Coreia. Então, se você estiver por lá, deixe-os se alimentar primeiro e aceite cada oferta como um sinal de respeito. Você também não deve se sentar até que alguém diga a você.

No Japão você deve cuidar das suas maneiras

Se estiver em público, você não deve assoar o nariz. Não fale alto, nem seja desagradável. Você não deve beber e nem comer enquanto estiver andando ou dentro de um transporte público. Para demonstrar que você respeita a cultura japonesa, curve-se educadamente para as outras pessoas.